A Câmara de Vereadores de Cocal do Sul aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 6/2025, de autoria da vereadora Maria Luiza Da Rolt, que cria o Programa Municipal de Prevenção e Conscientização de Combate à Trombose. Agora, o projeto segue para a sanção do prefeito.
A proposta tem como objetivo informar a população sobre os riscos, os sintomas, as formas de prevenção e o tratamento da trombose, que é a formação de coágulos de sangue nas veias ou artérias. Essa condição pode causar sérios problemas de saúde, como infarto, derrame (AVC), embolia pulmonar e trombose nas pernas.
Segundo a vereadora, a ideia surgiu da preocupação com o número de casos de trombose no país e da falta de informação sobre o assunto. “A trombose é uma condição silenciosa, mas muito perigosa. Muitas pessoas só descobrem quando já é tarde. Nosso objetivo é prevenir e salvar vidas por meio da informação”, afirmou Maria Luiza.
O programa será desenvolvido com ações educativas e preventivas, como:
- Distribuição de cartilhas e folders informativos;
- Realização de campanhas, palestras e oficinas;
- Orientações sobre tratamento e acompanhamento médico;
- Atividades voltadas para grupos como idosos, mulheres, clubes de mães e comerciantes;
- Participação de profissionais da saúde em eventos informativos.
“Vamos levar conhecimento para todos os cantos da cidade, principalmente para quem mais precisa. Prevenção é sempre o melhor caminho”, destacou a vereadora.
Além disso, foi criado o Dia Municipal de Combate à Trombose, que será celebrado em 13 de outubro, junto com o Dia Mundial da Trombose. Durante o mês, serão intensificadas as ações de conscientização em todo o município.
Maria Luiza construiu o projeto em parceria com a médica angiologista Dra. Ana Nazário. Segundo dados apresentados por elas, só em 2023 o Brasil registrou em média 165 internações por dia por trombose venosa — um número alarmante. A trombose é hoje a terceira principal causa de morte cardiovascular no país, atrás apenas do infarto e do AVC.
“Com ações simples, como informação e exames preventivos, muitas vidas podem ser salvas. Este programa é um o importante para garantir mais saúde e qualidade de vida à nossa população”, finalizou a vereadora.
Por Ana Paula Nesi