COCAL DO SUL Previsão do Tempo
camara cocal do sul confira o que foi assunto na tribuna legislativa da 37a sessao ordinaria microfone tribuna por ana paula nesi 3
© Ana Paula Nesi
Política

Confira o que foi assunto na Tribuna Legislativa desta terça-feira em Cocal do Sul

Temas como saúde, educação, infraestrutura e o Dia das Mães foram destaque nas manifestações dos parlamentares.

A 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cocal do Sul foi realizada na terça-feira (06) e contou com a participação de oito vereadores na tribuna. O vereador Marcelo Dalló (PP) cedeu seu tempo de fala à colega de partido, Maria Luiza Da Rolt. Temas como saúde, educação, infraestrutura e o Dia das Mães foram destaque nas manifestações dos parlamentares. Confira os resumos:

Aninha acompanha reparos em creche recém-inaugurada e início da pavimentação no Rio Comprudente

Na sessão desta terça-feira (06), a vereadora Cirlene Gonçalves Scarpato, a Aninha (PSD), utilizou a tribuna para tratar da situação da Instituição de Educação Infantil Rita Consoni e de obras de pavimentação em execução no município. Ela informou que a instituição foi inaugurada em dezembro de 2024, mas ainda não está em funcionamento por conta de reparos estruturais. A vereadora acompanha o andamento das correções junto à Secretaria de Educação. “Nós temos infiltração, torneira que a gente não consegue abrir, pois está muito próxima à parede e a gente não consegue girar. O piso na entrada vai ter que ser todo trocado. Nós temos problemas também na parte elétrica, quando se liga dois chuveiros a rede ela desarma”.

Segundo ela, a previsão era iniciar as aulas em abril, o que foi postergado para maio, mas novamente sem sucesso. “A empresa diz que em 30 dias ela não consegue ainda entregar. Então a gente acredita que leve uns 45 dias para que seja feito todos os reparos necessários para a gente iniciar as atividades naquela instituição”, afirmou. A Secretaria de Educação realizará reunião com os pais e fará a realocação dos alunos para que não haja prejuízo ao ano letivo.

A vereadora também falou sobre a pavimentação da Rodovia Maria Fachin, na comunidade do Rio Comprudente, projeto previsto no plano de governo de 2020, com 1,5km. “Ela vai ter uma extensão até a ponte, ela vai iniciar onde terminamos o asfalto no Rio Comprudente, vai até a ponte no rio, no limite de Cocal do Sul e Morro da Fumaça.” A obra é feita com apoio do CIRSURES, criado em 2017, quando Aninha era vice-prefeita. Segundo ela, a execução via consórcio gera economia. “A gente tem uma economia de 40% na obra. Então vejam, não quero aqui dizer que a gente tem que economizar para fazer obra. A gente tem que economizar na obra que vai fazer para que a gente consiga fazer mais obras no município”, finalizou.

confira o que foi assunto na tribuna legislativa desta terca feira em cocal do sul 13a ordinaria por ana paula nesi 8

Marcel cobra melhorias em creche inaugurada e celebra Dia das Mães com homenagem

Na sessão desta terça-feira (06), o vereador Marcel Freitas (PSD) utilizou a tribuna para reforçar o convite à comunidade para a tradicional festa de Nossa Senhora de Fátima, que será realizada nos dias 10 e 11 de maio na comunidade de Rio Perso. Segundo ele, a festividade é aguardada e bem organizada pelos moradores. “Fica aqui o convite para toda a comunidade sul-cocalense, todos os munícipes que participem lá dessa grandiosa festa.” Marcel agradeceu à Secretaria de Obras pela realização da limpeza e manutenção das estradas da localidade, atendendo a um pedido feito pela própria comunidade em preparação ao evento.

O vereador também comentou a situação da creche inaugurada no fim de 2024. Ele afirmou que esteve no local e constatou que, no momento, o espaço não reúne condições adequadas para o atendimento às crianças. “A creche infelizmente estava sem condições de receber os alunos”, disse. Acrescentou ainda que reconhece a importância da obra para o município, mas destacou falhas na execução. “Foi mal executada em vários pontos. Vamos resolver esses problemas e receber lá bem os nossos alunos.”

Em seguida, Marcel aproveitou o momento na tribuna para prestar uma homenagem pelo Dia das Mães, comemorado no próximo domingo. Ele fez uma leitura com reflexões sobre o papel das mães e destacou sua importância insubstituível. “Uma mãe é o primeiro amor de um filho. Mais um filho é o último amor de uma mãe. Ela nunca vai amar ninguém como ela ama seus filhos.” Ele também ressaltou a dedicação diária das mães e suas histórias de superação. “Mãe é aquela pessoa que trabalha sem descanso o tempo todo e que tem a capacidade de curar qualquer dor com seu amor, com seu sorriso, com seu abraço.”

Para concluir, dirigiu-se diretamente à sua mãe e à sua esposa. “Quero dizer para minha mãe, mãe eu te amo e obrigado por tudo. Em especial a minha mãe Hilda, como já citei, e para minha esposa Magda, pois eu sei a mãe que ela é para as nossas filhas.” Desejou um feliz e abençoado Dia das Mães a todas as mães do município.

confira o que foi assunto na tribuna legislativa desta terca feira em cocal do sul 13a ordinaria por ana paula nesi 7

Chicão destaca ações comunitárias no Vila Nova e alerta sobre segurança no trânsito

Na sessão desta terça-feira (06), o vereador Valdnei da Silva, o Chicão (PL), utilizou a tribuna para relatar demandas de infraestrutura e destacar a campanha Maio Amarelo, voltada à segurança no trânsito. Ele iniciou parabenizando os moradores do bairro Vila Nova e redondezas que realizaram, por conta própria, a limpeza da quadra de esportes. “Se reuniram os pais, as crianças, pois estava meio ruim ali, eu já mostrei isso faz um mês, eles mesmo foram lá com carrino de mão, a pá, enxada e limparam”, contou. Chicão destacou que os problemas no local, como ferro exposto atrás da trave e traves soltas, já foram relatados anteriormente e ainda aguardam solução por parte do poder público. Ele parabenizou a vereadora Maria Luiza, pelos recursos destinados para a construção do espaço e informou que um engenheiro esteve no local após a repercussão em redes sociais.

Na sequência, comentou a situação do descarte de resíduos em locais inapropriados após limpezas realizadas pela prefeitura. Segundo ele, sem um ponto de descarte adequado, o problema tende a se repetir. “Enquanto a gente não tiver um local adequado, um ecoponto, não vai adiantar nada.” Citou exemplos onde o lixo seco volta a se acumular nas ruas.

Chicão ainda cumprimentou o ex-secretário de Obras, Alessandro, e deu boas-vindas ao novo titular, Pedrinho De Fáveri. Depois, concentrou sua fala na campanha Maio Amarelo. Ele explicou que a cor simboliza atenção e alerta no trânsito e alertou para dados nacionais. “Em média, são 34 mil brasileiros mortos por ano em acidentes de trânsito, mesmo baixando. Já tivemos média de 50 mil mortes.” O vereador chamou a atenção para o comportamento de todos os envolvidos. “A gente fala em trânsito, não é só carro, não é só veículos, também tem o pedestre, que muitas vezes tem a culpa do acidente, o ciclista…”, lembrou.

Por fim, listou orientações básicas de segurança. “Use o cinto de segurança sempre, inclusive no banco de trás. Crianças, cadeirinha, pessoal. Tem que ter.” Após listar outras dicas, ele concluiu reforçando a importância da consciência individual. “Motoristas conscientes salvam vidas, inclusive a sua própria.”

confira o que foi assunto na tribuna legislativa desta terca feira em cocal do sul 13a ordinaria por ana paula nesi 6

Julio fala sobre avanços em infraestrutura e defende fiscalização rigorosa de obras no município

Na sessão desta terça-feira (06), o vereador Julio Fogaça (MDB) falou sobre serviços, obras e projetos em andamento no município. Iniciou comentando a manutenção na Linha Cabral, solicitada na semana anterior pelo vereador Toco. Disse ter ado pelo local e observado o trabalho da Bobcat limpando as calçadas, destacando que a via é muito usada por moradores, especialmente para caminhadas. Ao mencionar o asfaltamento no Rio Comprudente, perguntou: “Se ele vai ter ciclofaixa? Seria interessante que se mantivesse o padrão da cidade, os asfaltos do interior com ciclofaixa, para a gente poder expandir as rotas do cicloturismo que a gente já tem aqui em Cocal.”

O parlamentar informou que foi assinado o termo de compromisso do projeto das moradias sociais e que haverá reunião com a Caixa Econômica Federal para discutir os modelos das casas. “O prefeito de Cocal assinou o termo ontem e amanhã eles já têm uma reunião com a Caixa Econômica Federal para apresentar projetos.” Lembrou que o terreno fica no bairro Ângelo Guolo e que ainda será necessário implantar toda a infraestrutura básica. Agradeceu ao ex-prefeito Fernando por iniciar o projeto e ao atual prefeito Ademir por dar continuidade.

Fogaça também falou sobre as dificuldades nas obras públicas e a necessidade de fiscalização rigorosa. “É aquela história, cachorro com dois donos morre de fome. Tem que notificar, tem que estar no papel, não adianta conversar. O negócio tem que funcionar dentro da lei.” Usou o exemplo da capela mortuária e da creche para ilustrar os problemas causados por empresas que, mesmo cumprindo os requisitos legais, entregam serviços com falhas.

Encerrando, convidou para a negociação coletiva com os servidores públicos no auditório da Coopercocal, que ocorrerá na sexta-feira (10), às 18h. “Convido a todos que queiram estar lá para depois não ficar distribuindo fake news”, concluiu.

confira o que foi assunto na tribuna legislativa desta terca feira em cocal do sul 13a ordinaria por ana paula nesi 5

Glícia cobra agilidade na conclusão de creche e destaca demora em exames médicos de média complexidade

Na sessão da Câmara desta terça-feira (06), a vereadora Glícia Pagnan (MDB) usou a tribuna para tratar de temas ligados à fiscalização, saúde, educação e à data comemorativa do Dia das Mães. Ela iniciou destacando a importância do papel do vereador no acompanhamento das ações públicas. “A gente tem sim que ficar de olho em tudo que acontece, em tudo que se a, e sempre que possível, sim, trazer informações de relevância para a população aqui”, afirmou. Nesse contexto, voltou a cobrar agilidade no início das atividades da Instituição de Educação Infantil Rita Consoni. Segundo ela, os problemas estruturais da unidade são conhecidos, mas a principal preocupação no momento é com a falta de informações claras sobre a conclusão da obra. “Toda semana eu recebo mensagem a respeito disso. Então, que isso seja desdobrado logo, que a gente tenha essas respostas com a maior brevidade possível.”

Glícia também relatou que tem recebido diversas reclamações sobre o tempo de espera para exames médicos, especialmente os de média complexidade, como tomografias, ressonâncias e exames cardiológicos. Ela observou que, mesmo em maio, ainda há pacientes de 2024 na fila. A vereadora defendeu o uso de emendas parlamentares para agilizar a execução dos procedimentos e lamentou a possibilidade de redução dos atendimentos noturnos de odontologia. “Espero que seja só boatos, que isso realmente não aconteça, mas se acontecer nós vamos ficar de olho e vamos trabalhar para que isso não aconteça.”

Na parte final de sua fala, abordou o Dia das Mães, refletindo sobre os desafios enfrentados por mães que também trabalham. Segundo Glícia, “é um grande desafio. A falta de tempo, a privação de sono, a pressão social, a dificuldade de conciliar tudo isso.” Para ela, a maternidade pode ser resumida em três palavras: amor, dedicação e sacrifício. Encerrando, reforçou o convite para a festa de Nossa Senhora de Fátima, em Rio Perso, nos dias 10 e 11 de maio.

confira o que foi assunto na tribuna legislativa desta terca feira em cocal do sul 13a ordinaria por ana paula nesi 4

Toco agradece serviços e obras e faz reivindicações sobre asfalto e infraestrutura municipal

Na tribuna desta terça-feira (06), o vereador Toco (MDB) iniciou sua fala agradecendo à Secretária de Saúde, Giovanna Galato, pelo rápido atendimento em um momento de urgência. Ele relatou que recebeu uma ligação de uma mãe desesperada, cujo filho precisava ser transferido para uma UTI em Sombrio, e, após contatar a secretária às 10 horas da noite, Giovanna conseguiu rapidamente disponibilizar uma ambulância para realizar a transferência. No entanto, Toco também fez uma cobrança sobre o atendimento na Unidade 24 horas, mencionando que recebeu diversas reclamações sobre a demora no atendimento e pediu que a secretária averiguasse a situação. “Eu gostaria que ela desse uma olhadinha ali, que teve várias pessoas que me ligaram já, sobre a demora no atendimento do 24 horas”, destacou.

Em seguida, o vereador agradeceu ao secretário Alessandro, que estava deixando o cargo, pela educação e atendimento prestados, e deu as boas-vindas ao novo secretário de Obras, Pedrinho De Fáveri. Toco também expressou sua gratidão ao Departamento de Trânsito, pelo atendimento a uma solicitação feita para a instalação de placas na SC-442 sobre tratores na pista.

O vereador falou ainda sobre o asfalto na linha Espanhola, mencionando problemas de pintura e entupimento de bocas de lobo, e pediu que o novo secretário de Obras verificasse a situação. “Já tem boca de lobo entupida lá. Então, que o secretário Pedrinho desse uma olhadinha lá no asfalto que estão sendo feitos na linha Espanhola”, afirmou. Toco também comentou sobre o asfalto na rodovia Maria Fachin, destacando que o projeto teve início com a Unesc e que a obra está sendo concluída após promessas de istrações anteriores.

Por fim, o vereador parabenizou todas as mães de Cocal do Sul, destacando o papel fundamental das mães na criação de uma família. “Uma mãe sempre vai ser pai, um pai nunca vai substituir uma mãe”, concluiu, enviando uma mensagem de parabéns para sua mãe e esposa.

confira o que foi assunto na tribuna legislativa desta terca feira em cocal do sul 13a ordinaria por ana paula nesi 3

Maria Luiza aborda falhas em obras e anuncia novas casas populares em Cocal do Sul

A vereadora Maria Luiza Da Rolt (PP) iniciou sua fala abordando a nova creche no bairro Horizonte, que deveria ter iniciado as atividades no início do ano. Ela destacou que a matrícula dos alunos foi realizada no ano ado e que a expectativa era de que as crianças estivessem frequentando a instituição no início de 2025. No entanto, a obra ainda apresenta problemas estruturais, como infiltração, esquadrias soltas, desníveis no piso e falhas elétricas. A vereadora mencionou que a empresa responsável pela construção já foi acionada diversas vezes e que o prazo para os ajustes é de 45 dias. “Eu mesma falei nessa tribuna que essa nova creche, ela seria aberta em março, mas como vocês podem perceber, os problemas avançaram”, afirmou. Ela reforçou que, devido às condições precárias, seria irresponsável abrir a creche enquanto as obras não forem concluídas.

Maria Luiza também comentou sobre os problemas estruturais da quadra na Vila Nova, destacando falhas na qualidade do projeto e na execução. A vereadora mostrou fotos e relatou que esteve no local acompanhando a obra e registrando os problemas. Ela ressaltou que a quadra não deveria estar sendo utilizada antes da entrega oficial, já que ainda há ajustes a serem feitos. A vereadora cobrou atenção do governo municipal para que as correções necessárias sejam realizadas.

A parlamentar ainda falou sobre a construção de casas populares no município, destacando que a proposta para 25 casas foi aprovada pelo governo federal, com valor de 130 mil reais cada. O município tem seis meses para apresentar o projeto e iniciar a infraestrutura. Além disso, 25 casas adicionais serão construídas pelo governo estadual, totalizando 50 unidades habitacionais.

Por fim, Maria Luiza parabenizou os participantes dos Jogos Abertos da Terceira Idade, especialmente o senhor Agenor, destaque por sua participação aos 86 anos. Ela também desejou um feliz Dia das Mães a todas as mães. A vereadora finalizou agradecendo ao ex-secretário Alessandro Carara Antunes, que deixa a secretaria para cuidar do pai doente e dando as boas-vindas ao novo secretário de Obras, Pedrinho De Fáveri.

confira o que foi assunto na tribuna legislativa desta terca feira em cocal do sul whatsapp image 2025 05 07 at 15.28.29 7

Gilson fala de problemas na saúde e segurança de estrada e defende punição a fraudadores do INSS

O vereador Gilson Clemes (PL) iniciou sua fala relatando que foi procurado por um cidadão que aguardava há meses por um exame de ultrassom solicitado em novembro de 2024. A demora, que segundo o sistema deve levar mais 200 dias, gerou insatisfação e o vereador pediu à secretária de Saúde, Giovana Galato, que trouxesse um relatório sobre a situação para a Câmara, a fim de esclarecer a população sobre o andamento dos exames. “A promessa era de zerar as filas, mas é muito complicado isso, porque a saúde é um buraco negro, tudo que tu coloca vai, mas quem tem dor não pode esperar”, destacou o vereador.

Em seguida, Clemes abordou a situação da rodovia da linha Cabral, onde recebeu queixas de caminhoneiros sobre as condições perigosas da estrada. O vereador alertou que, se a rodovia continuar em más condições, pode haver tragédias. Ele pediu ao prefeito que realizasse uma visita à rodovia e, se necessário, interditasse a via para garantir a segurança dos motoristas. “Vai dar ruim, vai morrer gente aí”, afirmou.

Gilson também agradeceu ao ex-secretário de Obras, Alessandro Carara Antunes, por seu empenho durante os quatro meses à frente da pasta. Ele destacou que, mesmo sabendo que deixaria a secretaria, Alessandro atendeu rapidamente a solicitações e executou trabalhos solicitados pela Câmara.

Gilson anunciou que, no dia 9 de maio, haverá uma assembleia com os funcionários públicos no auditório da Coopercocal. Ele convocou todos a participarem, reforçando que quem não comparecer perde o direito de reclamar posteriormente.

O vereador então ou a discutir um assunto mais amplo, criticando a fraude envolvendo o INSS, em que aposentados e pensionistas foram roubados por pessoas que descontaram valores indevidos das suas contas. “Por que ninguém foi preso?”, questionou, comparando os criminosos a abusadores de crianças, por explorarem as pessoas mais vulneráveis. Ele pediu a união das câmaras municipais do Brasil para pressionar por justiça e punição para os responsáveis.

Gilson finalizou sua fala desejando um Feliz Dia das Mães a todas as mães do município, do Estado e do Brasil. “Que Deus abençoe a todos”, concluiu.

confira o que foi assunto na tribuna legislativa desta terca feira em cocal do sul 13a ordinaria por ana paula nesi 1

Confira a Sessão na Íntegra

A próxima Sessão Ordinária ocorrerá na terça-feira, 13 de maio, às 19 horas. Siga a Câmara Cocal do Sul nas redes sociais e fique por dentro dos principais acontecimentos do Poder Legislativo: Instagram – Facebook – YouTube.